terça-feira, 28 de maio de 2013


ESTÍMULOS PARA INICIAR ATIVIDADES FÍSICAS
Dr. Turíbio Leite de Barros
Co-autora Dra Gerseli Angeli



Todos nós sabemos que viver nos grandes centros urbanos com toda tecnologia e conforto da vida moderna é cada vez mais, um grande obstáculo para uma vida ativa.
Atualmente podemos resolver a maioria das nossas necessidades através do celular, da internet e de outros recursos que exigem somente um clicar do mouse ou o pressionar de um botão.
Como conciliar estes recursos da modernidade, que acabam por repercutir na adoção da “lei do menor esforço” com um mínimo de atividade física para promover saúde?
Vencer a preguiça de iniciar um programa de exercícios é sem dúvida, um grande desafio.
Podemos tentar contribuir para a adoção de uma proposta de vida ativa com algumas sugestões:
Inicialmente faça uma análise crítica do que te agrada fazer em termos de exercícios físicos. Na realidade não existe uma atividade que seja melhor que a outra. A melhor é aquela que você gosta de fazer.
O importante é escolher uma atividade que você sinta prazer em praticar.  O fator importante é o movimento, o gasto calórico aumentado. Nem sempre a proposta a ser adotada está numa academia ou em um clube. Pode estar até dentro de casa. Dançar 30 minutos por dia, por exemplo, seria uma proposta de resultados excelentes.
Resolva o problema de não ter tempo usando sua própria agenda. Ponha o seu nome em determinados dias e horários da sua agenda. Dê a você mesmo o direito de pensar na sua saúde.
Escolha sempre de preferência atividades lúdicas, a aderência ao programa está na razão direta do exercício também promover divertimento. Convide alguém que você gosta para te acompanhar, seja num programa de exercícios ou numa simples caminhada diária. Aproveite estes momentos para se comunicar pessoalmente e deixar a comunicação pelas redes sociais um pouco de lado. Diversifique atividades, fuja da rotina, use sua criatividade para promover um estilo de vida ativo. Incorpore o movimento na sua vida. Sempre que possível evite a escada rolante, pare o carro um pouco mais longe propositadamente, sinta prazer em perceber que você se movimentou!
A vida ativa não só promove a expectativa de mais anos de vida, como também proporcionará mais vida aos seus anos!
Fonte: http://drturibio.com/2013/05/14/estimulos-para-iniciar-atividades-fisicas/