sexta-feira, 24 de maio de 2013

FRUTAS E LEGUMES

BRASILEIROS NÃO INGEREM NEM 50% DO MÍNIMO DE LEGUMES E FRUTAS




ESTÁ NA HORA DE MUDAR HÁBITOS DIÁRIOS!


Brasileiros não ingerem nem 50% do mínimo necessário de legumes, frutas e verduras. O dado, resultado de pesquisas realizadas, mostra um agravante: pessoas consideradas obesas (com IMC maior ou igual a 30) ingerem bem menos da metade da quantidade adequada de carotenóides.

De acordo com pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, para suprir o valor indicado de carotenóides bastaria comer um prato de salada de agrião, brócolis e cenoura e, como sobremesa, escolher uma fruta como manga ou pêssego; mas eles afirmam que a melhor forma de manter os índices dentro do nível esperado é incluir estes alimentos nas refeições realizadas fora de casa. Ou até mesmo nos lanches intermediários (entre café da manhã e almoço ou almoço e jantar), podendo estes serem, tranquilamente, levados, por exemplo, na bolsa, avalia a nutricionista Drª Karina Pimentel, diretora da ASBRAN.

A verdade é que a correria do dia a dia faz muita gente crer ser impossível seguir uma alimentação adequada. "Isto virou quase um tabu, pois a alimentação saudável e adequada às nossas necessidades diárias é tão possível quanto qualquer outra qualidade que buscamos", alerta Karina. As frutas, por exemplo, devem sempre ocupar mais espaço nas refeições. Recomenda-se de 3 (três) a 5 (cinco) porções de frutas variadas para melhor suprir nossas necessidades diárias de, principalmente, vitaminas, minerais e fibras. O importante é consumir várias frutas durante a semana. Já para as crianças a quantidade mínima deve ser de 3 (três) porções por dia.

Os benefícios são muitos. Quem ingere 5 (cinco) porções diárias tem o auxílio na prevenção de várias doenças crônicas, entre elas diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

As frutas são ricas em vitaminas, fibras e minerais, nutrientes essenciais para a manutenção do organismo. E o melhor é consumir frutas da época, especialmente porque conservam-se mais frescas, são mais saborosas e nutritivas. Não despreze nem as cascas, importantes fontes de vitaminas, mas cuidado com a higienização.

O outono é conhecido como estação farta para as frutas. Portanto, é hora de cuidar da saúde.



CONFIRA AS FRUTAS DA ESTAÇÃO
Abacate – Rico em vitamina C, o abacate é responsável por dar mais elasticidade à pele. Esta fruta também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, que auxiliam no controle do colesterol e do sistema circulatório. Além disso, é rico em potássio, vitamina B6, magnésio e ferro. Porém, é muito calórica, modere no consumo.
Banana – Rica em potássio, possui também taxas elevadas de ferro, cálcio e vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Age também como antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.
Caqui – Possui as vitaminas A, B1, B2 e C que contribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro e proteínas. Traz diversos benefícios à pele e auxilia nos processos cicatrizantes. Boa fonte também de o betacaroteno (antioxidante e combate a formação de radicais livres) e licopeno (fitoquímico que atua na defesa do organismo).
Maracujá – Conhecida por seu poder calmante, esta fruta possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribui para a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos e dentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivo e nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. O maracujá é rico em cálcio, fósforo, e ferro, que contribui na boa formação do sangue.
Mexerica / Tangerina - Fontes de vitaminas A, B e C, possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios da vitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada a alimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo. Ótima fonte de fibras, auxiliando no funcionamento intestinal.
Maçã - contém vitaminas B1, B2 e niacina, e minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo; e em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. A fruta contém quercetina, anti-inflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins.
Melancia - contém alto teor de água, o que ajuda na hidratação. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Tem propriedades diuréticas. Excelente fonte de licopeno e glutationa (auxiliam também no sistema de defesa do organismo, são considerados antioxidantes).
Outras fontes de carotenóides

Frutas amarelo/laranja/vermelha – melão, mamão, manga, carambolas, nectarinas, pêssegos, goiaba, ameixa, framboesa, cereja.
Vegetais amarelos/laranja – abóbora, ervilha,cenoura, batata-doce, abóbora.
Vegetais de folhas verde escuras – espinafres, brócolis, couve, chicória, escarola, agriões, nabo, mostarda.


Silvania Sergent - Nutricionista Clínica