terça-feira, 21 de maio de 2013

SAL


DIMINUA O CONSUMO DE SÓDIO
O sal é um dos maiores vilões da alimentação, uma vez que seu consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, desenvolvimento de osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal, além de provocar a retenção líquida nos mantendo mais inchados.
O Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de sal. Um estudo sobre o consumo de sal por brasileiros indica que a quantidade de sódio disponível para consumo nos domicílios brasileiros excede a ingestão máxima recomendada. Este dado foi observado em todas as regiões do Brasil em todas as classes de renda. O consumo médio brasileiro de sal é de 12 a 16g/dia, enquanto a quantidade máxima de sódio recomendada pela OMS é de 2 a 5 g de sal) por pessoa, por dia.
Devemos lembrar que o sódio não é encontrado somente no sal. Alimentos industrializados como os  embutidos, temperos prontos, sopas industrializadas, enlatados contém grandes quantidades.
Manter o sal fora do seu prato e da sua mesa ou diminuir suas quantidades nas receitas pode ser mais fácil do que você imagina. Os condimentos e especiarias naturais são excelentes opções para substituição do sal. Realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos, melhoram a digestão e são fontes de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes.



Veja alguns temperos que irão ajudá-lo a se manter longe do sal.

Comida gostosa é comida bem temperada e não salgada.
- Alho e cebola: temperos básicos para todos os pratos.
- Alecrim: erva aromática, combina com legumes, sopas, arroz e omeletes, perfumando o prato e a cozinha.
- Açafrão/Cúrcuma: além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido.
- Gengibre: com sabor adocicado e picante, pode ser utilizado em pratos doces e salgados, além de poder ser adicionado a sucos.
- Louro: muito utilizado em sopas e feijão.
- Manjericão: utilizado em diversos pratos, dá um toque especial em molhos de tomate, tortas e saladas.
- Orégano: dá um toque especial a molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates.
- Pimentas: usada para condimentar vários pratos quentes no Brasil e no México.
- Salsa: desidratada ou fresca, confere aos pratos um sabor leve e agradável.

Abuse desses e outros condimentos naturais e leve mais sabor e saúde ao seu prato!