sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DIA 25 DE SETEMBRO É O DIA DO CORACÃO

 RECADO DA NUTRICIONISTA

DOENÇAS CARDIOVASCULARES:
As doenças cardiovasculares constituíram, sem dúvida, a maior de todas as endemias do século XX nos países ocidentais desenvolvidos, sendo até consid...
erado epidemia progressiva, o aumento da incidência do infarto agudo do miocárdio nesses países. Esse fato vem acontecendo nas últimas décadas também nos países emergentes, para os quais as estatísticas de saúde apontam as doenças cardiovasculares, incluindo as cerebrovasculares, ocupando o primeiro ou segundo lugar como causa de morte.

No Brasil, são a principal causa de mortalidade. As doenças cardiovasculares são doenças muito prevalentes em nosso meio. Estão identificados numerosos FATORES DE RISCO, tanto para as doenças cardiovasculares como para as doenças arteriais coronarianas, conforme apontam diversos estudos epidemiológicos (Lotufo, 1999).

Abaixo, estão relacionados fatores de risco para DOENÇAS DO CORAÇÃO:
Idade (> 45 anos para homens e > 55 anos para mulheres), história familiar, Alimentação inadequada, Obesidade, Sedentarismo, Estresse fora de controle, Hipertensão Arterial, Colesterol LDL (ruim) elevado, Tabagismo, alto consumo de álcool, Diabetes, Colesterol HDL (bom) baixo, Triglicérides elevados, atividades inflamatória, trombótica e fibrinolítica, e doenças congênitas.
 

 O tratamento desses fatores de risco deve ser feito por equipe multiprofissional, incluindo Médicos (tratamento medicamentoso), Nutricionistas (acompanhamento nutricional), Psicólogos (acompanhamento psicológico), Profissionais de Educação Física (acompanhamento no exercício físico), entre outros.

Esses fatores de risco estão dentro de um ciclo vicioso, observem:
Excluindo-se as doenças congênitas e fatores genéticos, podemos observar que a ALIMENTAÇÃO INADEQUADA e o SEDENTARISMO, são fatores de risco que levam a OBESIDADE que leva HIPERTENSÃO, DIABETES, LDL e TGC elevados que levam a SÍNDROME METABÓLICA, que levam a DOENÇAS CARDIOVASCULARES. Não necessariamente os fatores de risco apresentam-se nessa ordem, mas o importante é conhecê-los para identificá-los.

A partir de hoje, vamos falar de HÁBITOS E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, importantes no TRATAMENTO E PREVENÇÃO dessas doenças ou fatores de risco.

FIBRAS:
São carboidratos complexos, não absorvidos pelo intestino, com ação reguladora na função intestinal. De acordo com a solubilidade em água, são classificadas em solúveis e insolúveis. Representadas pela pectina (frutas), pelas gomas (aveia, cevada) e pelas leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha), as solúveis reduzem o tempo de trânsito gastrointestinal e ajudam na eliminação do colesterol.
As insolúveis não atuam sobre o colesterol no sangue, mas aumentam a saciedade, auxiliando na redução da ingestão calórica. São representadas pela celulose (trigo), pela hemicelulose (grãos) e pela lignina (hortaliças).

Esta é a parte técnica, mas temos que ter em mente que o consumo adequado (quantidade e tipo) de fibras diariamente, contribui para o controle do colesterol, controle da glicemia, controle da saciedade, funcionamento adequado do intestino, importantes fatores na PERDA DE PESO que irá contribuir para o controle dos fatores de risco.

Onde encontramos fibras: cereais e derivados integrais (aveia, farelo de aveia, trigo, arroz, pães, farinhas), verduras, legumes, frutas e leguminosas.

Fique bem informado com as informações que virão a seguir sobre o assunto.

PROCURE SEMPRE UM NUTRICIONISTA.

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog:
http://silvaniasergent.blogspot.com/