quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MÊS DE OUTUBRO

Além de ser estabelecido como o Outubro Rosa, enfatizando a prevenção do câncer de mama, Outubro também é conhecido como o mês das bruxas, comemorado no dia 31/10.

Falando no Dia das Bruxas, lembramos das festas de Hallowe
n e das decorações com o tema, que aliás, são o máximo. Um dos itens que não pode faltar na decoração, são as abóboras. Aqui não iremos falar de decoração, porque não é a nossa especialidade.
Vamos falar da abóbora, que é um ótimo alimento. Vamos conhecê-la melhor.

 ABÓBORA (Cucurbita moschata)




É um legume anual, rasteiro, da família das cucurbitáceas, cuja origem é contraditória. Há informações de seu cultivo no sul da Ásia, há cerca de dois mil anos, foi também utilizada como alimento na América antes da chegada dos europeus. Seu consumo no Brasil é muito difundido, bem como nos países mediterrâneos. Ao grupo das abóboras pertencem a abóbora rateira, a moranga, a moranga híbrida e a abobrinha, também chamada abobrinha italiana, de forma e tamanho variáveis. As abóboras podem ser alongadas, arredondadas ou achatadas; de casca lisa ou rugosa; com saliências semelhantes a gomos ou não. A abóbora rasteira é uma planta trepadeira, de grandes folhas verdes e flores amarelas, comestíveis, que podem ser branca, verde, amarela, alaranjada ou avermelhada. Para ser utilizada, a abóbora necessita ser submetida à cocção, podendo ser consumida refogada, cozida, em sopas, purês, pães ou doces.

VALOR NUTRICIONAL:
Por ser um legume de cor alaranjada é rica em Vitamina A e também possui outros nutrientes necessários à uma alimentação balanceada. A principal e mais conhecida função da vitamina A é participar do processo visual, embora atue, também, na manutenção da pele e das mucosas, no crescimento, na reprodução e nas funções endócrinas. Sua carência pode ocasionar cegueira noturna entre outras consequências no campo visual, pele áspera ou seca, baixa resistência às infecções, transtornos de crescimento, reprodução e no desenvolvimento dos dentes.


Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog:
http://silvaniasergent.blogspot.com/

Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent