quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

UTILIDADE PÚBLICA

ENCHENTES: População precisa ter cuidado com alimentos que tiveram contato com as chuvas


LOC/REPÓRTER: Depois de uma enchente é preciso tomar cuidado com os alimentos que tiveram contato com as chuvas. Isso porque a água pode estar contaminada e transmitir doenças como hepatite A, leptospirose, além de infecções que podem provocar vômitos e febre. O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que as enchentes podem contaminar até os alimentos enlatados ou embalados em plástico.
TEC/SONORA: diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
"É comum que populações necessitadas recolham alimentos que foram desprezados pelos comerciantes. Isso não deve ser feito. Esses alimentos podem ter sofrido contaminação importante porque em geral a água das chuvas vem misturada com água de esgoto, com água suja de várias origens, podendo transmitir diversas doenças. Então, mesmo alimentos embalados, mas que tenham sofrido o efeito das enchentes, não devem ser consumidos".
LOC/REPÓRTER: O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis Cláudio Maierovitch explicou ainda que as vítimas de enchentes precisam conferir se as embalagens de plástico dos alimentos estão lacradas e sem furos. Caso estejam danificadas, precisam ser descartadas. Os produtos enlatados com furos ou enferrujados também devem ser desprezados . Segundo Cláudio Maierovitch, somente os alimentos que estiverem em embalagens intactas podem servir para o consumo. Mesmo assim, ele alerta que os produtos precisam passar por um processo de higienização antes de ir para a mesa. 
TEC/SONORA: diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
"O ideal é fazer primeiro a lavagem utilizando detergente, inclusive, e depois a descontaminação com uma solução de um litro de água tratada com uma colher de sopa de água sanitária. Deixe de molho por pelo menos 30 minutos para que esse desinfetante possa agir eliminando a contaminação da superfície desta embalagem".
LOC/REPÓRTER: Ainda de acordo com o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis Cláudio Maierovitch, os alimentos gelados e congelados, precisam de uma atenção especial, principalmente as carnes. Se esses alimentos tiverem tido contato com a água das enchentes devem ser desprezados. No caso das chuvas terem provocado falta de energia elétrica ou defeito na geladeira ou no congelador, o ideal é preparar os alimentos para consumir imediatamente . Se não for possível, devem ser desprezados. 
Reportagem, Débora Rocha
Fonte: Ministério da Saúde