quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Amamentação 2012


 


01/08/2012

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (1º), no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Amamentação 2012.

Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha também anunciou uma verba de R$ 45 milhões para investir no pré-natal de mulheres em 2.120 municípios brasileiros. No ano passado, mais de 1,7 milhão de mães fizeram, no mínimo, sete consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos nove meses de gravidez.

 O evento faz parte da 21ª Semana Mundial de Amamentação, que ocorre em 150 países e vai até a próxima terça-feira (7). É também uma estratégia da Rede Cegonha, programa lançado pelo governo no ano passado para melhorar a assistência a gestantes e bebês na rede pública. De acordo com o ministério, o projeto já permitiu a redução de 21% das mortes maternas.

A cantora Wanessa, filha do cantor sertanejo Zezé Di Camargo, é a garota-propaganda da campanha, junto com o filho José Marcus, nascido em janeiro. No vídeo, ela recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e a continuação do aleitamento até os 2 anos ou mais, para reduzir a mortalidade infantil.
Veja o vídeo institucional da Campanha de 2012 de incentivo ao Aleitamento Materino
  
Segundo dados do ministério, na última década o Brasil diminuiu em 47% a morte de crianças de até 1 ano de idade. A ação vai distribuir cartazes e folhetos pelo país, além de peças publicitárias para internet, TV e rádio.

Este ano, a Semana Mundial de Amamentação tem como tema "Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância". O objetivo é melhorar a sobrevivência e o desenvolvimento dos bebês.

Fonte: G1 - São Paulo
Foto: Ministério da Saúde/Divulgação