segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

VERÃO!!!!!




A hidratação do organismo é extremamente importante em todas as épocas do ano. Entretanto, no Verão, todos nós estamos mais sujeitos a  perdas líquidas, ficando mais suscetíveis à desidratação, principalmente crianças e idosos.
Dentre as formas saudáveis de hidratação, temos o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia, sucos de frutas (de preferência sem açúcar), água de côco, consumo de frutas, legumes e verduras.
Falando das frutas, todas elas possuem um conteúdo de líquidos interessante. Porém existem frutas em que o conteúdo de líquidos é maior.
FRUTAS COM TEOR MÉDIO DE LÍQUIDOS: Abacaxi, Ameixa, Amora, Cajá Manga, cajú, Damasco, Jaboticaba, Laranja, Laranja Lima, Maçã, Mamão Papaya, Mamão Formosa, Mangaba, Melão Cantalupe, Mexerica Murcote, Mexerica Cravo e Pêra.
FRUTAS COM ALTO TEOR DE LÍQUIDOS: Acerola, Carambola, Grape Fruit, Nectarina, Pêssego, Pitanga.
FRUTAS COM TEOR MUITO ALTO DE LÍQUIDOS: Melancia, Melão e Morango.

Lembre-se, devemos consumir de 3 a 5 porções de frutas diferentes, durante o dia. A diversificação é a melhor opção. Escolha frutas de tamanhos pequeno a médio.

Fonte: Manual de Dietoterapia & Avaliação Nutricional - Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração - HCFMUSP - Mitsue Isosaki e Elisabeth Cardoso - Edit. Atheneu - São Paulo/2006