terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013!!!!!!




Orientações Nutricionais

O Carnaval já começou ou está para começar, em muitas cidades brasileiras.

Época muito gostosa, onde as pessoas caem na folia. Haja energia!

Para isso, é fundamental seguir uma alimentação adequada e uma rotina de hábitos saudáveis, para amenizar o desgaste físico que ocorre nesta época, devido à folia e ao calor do verão.

Aqui vão algumas orientações:

- Mantenha-se sempre hidratado: água (pura ou aromatizada), água de coco, sucos de frutas naturais, chás gelados sem açúcar. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.



- Mantenha-se alimentado: faça pelo menos 5 refeições por dia, com intervalos de 3 horas. Evite sair em jejum de casa.



- Abuse das frutas e seus sucos: são hidratantes, repõem os sais minerais e vitaminas perdidas pelo suor. Algumas frutas são ricas em carboidratos, como a banana, que fornece energia e também potássio, evitando câimbras.



- Refeições: faça refeições com alimentos que promovam a saciedade e que forneçam carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. Dê preferência as carnes magras (grelhadas, assadas, cozidas ou refogada), saladas mistas (cruas e cozidas), arroz ou macarrão integrais, molhos leves, frutas de sobremesa, gelatinas diet e lanches nutritivos nos intervalos, queijos magros, iogurtes lights, cereais integrais, pães integrais. Evite as gorduras e frituras em geral, produtos industrializados, refeições de difícil digestão e grandes porções.





- Sugestões de lanches nutritivos: barras de cereais, lanches naturais, iogurtes lights, queijos magros, frutas secas ou desidratadas, porções de nozes e castanhas diversas, sucos de frutas, etc.


DICAS:

- Para ajudar a adquirir um bronzeado duradouro: consuma alimentos fontes de Vitamina A e carotenóides. Fontes de origem animal (gema de ovo, leite e derivados, fígado). Fontes de origem vegetal: frutas e hortaliças de cor amarelo-alaranjado, como cenoura, moranga, abóboras, manga e mamão. E também, nas cores verde-escuro (mostarda, couve, agrião e almeirão, rúcula, escarola). Sugestão: Suco Verde (suco de 3 laranjas batido no liquidificador com 2 folhas de couve manteiga). Tomar sem adoçar.

- Aromatize sua água: utilize folhas de hortelã ou gotas de limão.


- O que comer na praia? O mais indicado é levar os alimentos de casa, devidamente preparado, embalado e refrigerado. Sugestões: frutas, lanches naturais (pão integral, atum light, maionese light, cenoura crua ralada), iogurtes lights, barras de cereais, nozes e castanhas, frutas secas, etc. Caso não seja possível levar de casa, observe atentamente suas escolhas e a higiene do local onde irá comer.  Sugestão: milho cozido é uma opção saudável.

- Reserve algumas horas para dormir: o sono ajuda na recuperação do organismo e da disposição para brincar.

Espero que estas sugestões possam ajudá-los a ter um Ótimo Carnaval!!!!!!!!!