sábado, 16 de março de 2013

A PÁSCOA ESTÁ CHEGANDO......

Páscoa - A Festa do Chocolate

 

O domingo de Páscoa se aproxima, trazendo a alegria em reunir a família, para celebrar a ressurreição de Cristo. A festa é marcada também pela presença do chocolate que assume o formato de Ovo de Páscoa, coelho, coração, enfim, aparecendo sob vários tamanhos e cores. Essa tradição do chocolate como protagonista da comemoração desperta euforia nos que o apreciam e torcem para que o dia sagrado chegue logo. Mas qual é o verdadeiro significado da Páscoa?


O Surgimento da Páscoa

 A palavra "Páscoa" é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem. A Páscoa já era celebrada pelos judeus antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Os judeus comemoram esse dia, desde há muito tempo, só que com outro sentido, o de liberdade, após anos de escravidão no Egito. Em contrapartida, para os cristãos, a Páscoa tem um significado especial e diferente uma vez que celebra o renascimento de Jesus Cristo e sua ascensão ao céu, dois dias depois da morte na cruz (sexta-feira Santa).

Como surgiu o chocolate?

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico deste alimento delicioso chamado chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados.



Valor nutritivo dos ovos de Páscoa

O valor nutritivo dos ovos varia de acordo com o tipo de chocolate e de recheio que foram utilizados como matérias-primas.
Abaixo, seguem alguns exemplos de Ovos de Páscoa com seus valores energéticos:

TIPO CHOCOLATE
PORÇÃO (g)
KCAL
Amargo – 70% cacau
25
136
Escuro Crocante
25
128
Branco
Tradicional
25
134
Escuro  c/ Avelã
25
136
Ao leite


DIET c/ avelã
25
124
DIET ao leite
25
111
 Fonte: Embalagens/Fabricante

Tipos de chocolates



BRANCO: Não possui cacau nos ingredientes, somente manteiga de cacau, deixando a desejar quanto ao valor nutricional e propriedades antioxidantes.

AO LEITE: Possui massa de cacau, entretando em porcentagens bem pequenas.

AMARGO 70 % CACAU: Possui propriedades nutricionais antioxidantes (combate os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células) e antiinflamatórias, devido à presença do cacau. Quando indicado e consumido de forma adequada, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.

MEIO AMARGO: Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, porém em menos proporção que no chocolate amargo.

DIET: Isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos e por indivíduos que estão em controle de peso.

 

- Todos fornecem energia em forma de açúcares e gorduras. Inclusive, todos eles tem gordura saturada, mesmo o diet;
- É um bom alimento e todos os tipos podem ser consumidos, porém com muita moderação, principalmente por pessoas que estão em controle de peso ou que tem alguma restrição ao produto;
- Ao comprá-los devemos não apenas comparar preços, mas também o valor calórico, observando a tabela nutricional;



Uma Feliz Páscoa

A Páscoa vai muito além da simples troca de ovos. É um momento de reflexão e que remete à existência de Cristo tendo uma forte conotação religiosa. Contudo, acordar de manhã e procurar os deliciosos e coloridos ovos, escondidos pelos coelhinhos da Páscoa, é um costume que não pode ser esquecido pois, além de ser muito divertido, nos faz recordar às inesquecíveis lembranças da infância!

Ótima Páscoa a todos!!!!