domingo, 21 de abril de 2013

ALEITAMENTO MATERNO

“OS VÁRIOS ASPECTOS DO DESMAME PRECOCE E TARDIO”
Antes de falarmos sobre o DESMAME, é muito importante salientar a importância do aleitamento materno.
O Aleitamento Materno, exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida do bebê, é uma das ações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como estratégia de combate à mortalidade infantil e redução da prevalência de desnutrição. E até o 1º. ano de vida, podendo se estender até o 2º. ano de vida, com a introdução de uma alimentação complementar.
Aspecto Nutricional: o leite materno é essencial para a sobrevivência do bebê durante o início da vida extra-uterina, sendo até o sexto mês exclusivo e após, com a introdução de novos alimentos como papas de frutas, sopinhas salgadas, água, sucos de frutas, etc. O leite materno é adequado para o bebê e sua composição é única, rica em nutrientes para atender as necessidades nutricionais específicas do recém-nascido, oferecendo uma fonte de nutrientes especialmente adaptados às condições digestivas e metabólicas da criança, como também oferece proteção contra microorganismos patogênicos e reduz a probabilidade do desenvolvimento de alergias, porque oferece vários fatores imunológicos. O leite materno protege contra determinadas doenças como diarréias, otites, doenças respiratórias, evita a desnutrição e combate a mortalidade infantil. Estudos indicam, também, que crianças amamentadas ao peito até o primeiro ano de vida, têm 14 vezes menos chances de morrer por diarréia e 3,6 vezes menos chances de morrer por infecção respiratórias aguda, quando comparadas com crianças desmamadas precocemente.
Aspecto psicológico: sabemos que o ato de amamentar melhora o desenvolvimento físico, mental e emocional do bebê.  O vínculo de amor e carinho estabelecido entre ambos nesse momento, constituirá a origem principal do bem-estar, segurança e afetividade do bebê, conferindo-lhe segurança emocional. Ao estabelecer esse vínculo, sem pressa, a mãe estará semeando a primeira sensação interior de "auto-estima", gravando no sistema nervoso do seu filho a paz do amor que ela sente por ele. O bebê não só sentirá o conforto de ver suas necessidades satisfeitas, mas também sentirá o prazer de ser segurado pelos braços de sua mãe, de ouvir sua voz, sentir seu cheiro, perceber seus embalos e carícias, ocorrendo uma grande comunicação silenciosa entre ambos.
Aspecto fonoaudiológico e dentário: a amamentação proporciona o desenvolvimento fonoarticulatório (mastigação e fala), desenvolvimento da mandíbula, da arcada dentária e do poder de sucção.
DESMAME: PRECOCE E TARDIO
O DESMAME compreende o período entre o início da introdução de uma alimentação complementar até a completa interrupção da oferta do leite materno a criança.
Aspecto Nutricional: O desmame, inicia-se gradativamente, a partir do início da  complementação da amamentação com outros alimentos, já citados. Isso vai proporcionar a criança o contato com texturas, sabores e cores diferentes, que vão contribuir para sua saúde e para o início da Educação Alimentar, ou seja, formação de bons hábitos alimentares, que serão a base para um futuro adulto saudável. Entretanto, ocorre com freqüência, o desmame precoce, onde a introdução precoce da alimentação complementar e um rápido declínio no consumo do leite materno, coloca em risco a saúde de muitas crianças.
Por outro lado, o desmame tardio traz prejuízos em relação à deficiência na ingestão de nutrientes provenientes de uma alimentação variada. A criança fica, preguiçosa para ingerir alimentos, que não sejam o leite materno e os alimentos líquidos. Ela adquiri preguiça em mastigar os alimentos sólidos.
Aspecto Psicológico: O desmame é parte natural e necessária do processo de crescimento e individualidade da criança e do amadurecimento da mãe. Deve ocorrer por volta do primeiro ano de vida. Para isso, é indicado o desmame progressivo, pois assim, enquanto o vínculo ao seio é desfeito, gradativamente, novos vínculos serão estabelecidos, como a introdução de novos alimentos. Por outro lado, o desmame tardio, quando a criança já está com mais de 2 anos de idade e às vezes, 3 ou 4 anos, se torna um grande problema, ocasionando várias conseqüências para a criança e para a mãe. A criança  cria um vínculo excessivo de dependência em relação a mãe, ocasionando baixo desenvolvimento social.  A criança se torna muito manhosa e inicia um processo de chantagem com a mãe. Um exemplo disso, é quando a criança só fica calma, quando a mãe dá o peito.

Aspectos Fonoaudiológico e Dentários: A introdução da alimentação artificial (mamadeira), desde os primeiros meses de vida e o desmame precoce, adiam o desenvolvimento da mandíbula e ocasionam uma deficiência chamada Língua Hipotônica, apresentando futuramente, problemas de fala e aprendizado. Estudos mostram que o desmame tardio, aumenta o aparecimento de cáries dentárias precoces.



Artigo elaborado por:
Dra Silvania Sergent - Nutricionista
Dra Myrian Varallo - Psicóloga