terça-feira, 21 de maio de 2013

ÁGUA




IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSA SAÚDE
Pode-se dizer que sem a água não há vida, pois ela é o principal componente do organismo (cerca de 70% do peso de um adulto).
O quantidade de água no corpo varia entre as pessoas, dependendo da quantidade de músculos e tecido adiposo.
Dentre as várias funções, a água é responsável pela manutenção do equilíbrio do organismo, da temperatura do corpo, é responsável pelo processo de digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, excreção das fezes, bom funcionamento renal e atividade intestinal. E também, combate o inchaço, desintoxica o organismo, auxilia na perda de peso e acima de tudo, hidrata por dentro e por fora.
A perda de água se realiza, normalmente, através da urina, da pele (suor), das fezes e dos pulmões. E também ocorrem outras formas de perda hídrica em situações especiais como, diarréias, vômitos, hemorragias, transpiração intensa, provocando o desequilíbrio hídrico. Nesses casos o consumo deve ser além de 2 litros por dia. Sendo assim, é imprescindível que haja a reposição diária.
As necessidades de água de um indivíduo em condições saudáveis dependem de vários fatores, principalmente do clima e da atividade física.
A recomendação de ingestão de água para um indivíduo adulto e em condições saudáveis são de, no mínimo 2 litros por dia.
Gestantes e mulheres em fase de amamentação, o consumo deve ser em torno de 3 litros por dia.     

Silvania Sergent
Nutricionista