terça-feira, 28 de maio de 2013

O IMPACTO DOS VIDEO GAMES NO GASTO CALÓRICO
Dr. Turíbio Leite de Barros
Co-autora Dra Gerseli Angeli



Os vídeo games inquestionavelmente se tornaram parte da vida de muita gente nos dias de hoje. Sua prática em exagero, inclusive, tem sido motivo de preocupação por exacerbar  a tendência já prevalente de induzir a hábitos de vida sedentários.

Com o propósito de investigar o gasto calórico desses jogos, um grupo de pesquisa da Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos realizou um trabalho, que foi publicado recentemente na revista que é o órgão oficial do Colégio Americano de Medicina Esportiva.

Neste estudo, os pesquisadores se propuseram a analisar o gasto de calorias de quatro tipos de jogos bastante conhecidos:

1- O vídeo game tradicional tipo Nintendo ou Wii com o controle manual convencional

2- Um vídeo game que induzia o individuo a tocar um instrumento simulado como o músico de uma banda.

3- Um vídeo game designado para o individuo dançar

4- O vídeo game que simula exercícios físicos

Durante a prática dos quatro tipos de games os indivíduos eram submetidos à mensuração de seu consumo de oxigênio, o que permitia a medida do gasto calórico equivalente à prática dos respectivos jogos.

Os resultados obtidos foram:

Vídeo game tradicional com o controle manual: 78 calorias por hora

Video game de tocar instrumento musical: 107 calorias por hora

Video game de dança: 244 calorias por hora

Video game de exercícios físicos: 260 calorias por hora

Como sabemos que o gasto calórico de repouso é cerca de 70 calorias por hora, podemos perceber que o vídeo game tradicional praticamente não acrescenta nada em termos de gasto de energia.A simulação de tocar um instrumento musical também pode ser uma boa diversão, porém é pobre em gastar calorias.

Somente os jogos mais ativos passam a ter impacto interessante em termos de gasto de calorias, e percebemos que dançar parece combinar o aspecto lúdico com o benefício calórico significativo.

Para os pais e responsáveis por crianças em fase de crescimento e desenvolvimento fica mais um alerta no sentido de restringir o tempo de prática dos games tradicionais, que certamente são muito sedutores em termos de diversão, porém nada representam em termos de promoção de saúde.

Fonte: http://drturibio.com/2013/05/21/o-impacto-dos-video-games-no-gasto-calorico/