quinta-feira, 13 de junho de 2013

FESTAS JUNINAS E JULINAS!!!!!!




ELAS JÁ CHEGARAM!

HOJE DIA 13/06 É O DIA DE SANTO ANTÔNIO, DIA 24/06 DIA DE SÃO JOÃO, E DIA 29/06 DIA DE SÃO PEDRO. E AINDA TEM AS FESTAS JULINAS!!!!!!!!!!!!
Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Todas elas são muito gostosas e não podem faltar em nenhuma festa.


Entretanto, todas essas comidas costumam ser muito calóricas. Por isso devem ser consumidas com muita moderação. Consumindo com moderação, podemos apreciá-las, sem depois ficar com peso na consciência.



Apresento algumas sugestões que irão ajudar a diminuir o valor calórico das preparações feitas em casa, se for o caso de uma festa em família, como arroz doce, canjica, curau, pamonha e pipoca:
PIPOCA: fazer em casa com pouco óleo é menos calórica que as de microondas;
ARROZ DOCE, CANJICA, CURAU, PAMONHA: podem ser feitas em casa com leite desnatado e adoçante. Ficam igualmente gostosas e mais light e diet.
E assim por diante. Todas as receitas caseiras podem ser adaptadas sem prejuízo no sabor. Em relação aos produtos industrializados é necessário moderação e bom senso na hora de consumi-los.
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PRECIOSA: se for a alguma festa, faça um pequeno lanche nutritivo (frutas, iogurte, pedaço de queijo ou lanche com queijo, etc.), antes de sair de casa. Assim será mais fácil manter a moderação diante dos pratos típicos.

Boa Festança!!!!!!!!

Fontes:
RECEITAS:

Silvania Sergent
Nutricionista Clínica