quarta-feira, 17 de julho de 2013

VITAMINA D




IMPORTÂNCIA: é indispensável para a absorção do cálcio e do fósforo e para a perfeita calcificação dos ossos e dos dentes, entre outras funções muito importantes.
CARÊNCIA: ocasiona Raquitismo (infância), Osteomalácia (adultos), Osteoporose (idosos),  maior incidência de cáries dentárias, maior probabilidade de fraturas , entre outros problemas.
NECESSIDADES DIÁRIAS:  variam segundo idade, estado fisiológico ou patológico, tipo de alimentação, local onde vive, entre outros fatores.
Formas de obtenção da Vitamina D: alimentação e exposição solar. Suplementação se necessário, o que depende de uma avaliação individual.
ALIMENTAÇÃO: poucos são os alimentos fontes desta vitamina. Entretanto, o consumo de peixes (arenque, cavala, atum, sardinha), gema de ovo, suprem em parte as necessidades diárias. Devemos observar alimentos fortificados/enriquecidos. Ver rotulagem da embalagem.
EXPOSIÇÃO SOLAR: a exposição solar diária, em sol da manhã (até 10 h), nos braços e pernas sem protetor solar, durante 20 a 30 minutos, fará com que haja a conversão da pró-vitamina D em vitamina D, pelos raios solares, que será utilizada pelo organismo.

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica