sexta-feira, 20 de junho de 2014

ANTIOXIDANTES X RADICAIS LIVRES

RADICAIS LIVRES

Um radical livre é, uma espécie de substância tóxica, produzida no nosso organismo, que pode danificar componentes das nossas células, levando, com o passar do tempo, ao envelhecimento precoce destas e às doenças.
São produzidos no organismo como resultado de uma sobrecarga interna ou externa. Os níveis de radicais livres podem aumentar no corpo devido à exposição à poluição, à radiação, aos raios ultravioletas, ao fumo, às substâncias químicas, às bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e durante o exercício físico rigoroso. A produção de radicais livres pode aumentar, também, através de processos orgânicos. Durante infecções e inflamações crônicas, quantidades maciças de radicais livres são formadas nas células de defesa, a fim de combater bactérias e vírus invasores. Quando produzidos em excesso prejudicam nossas células, tecidos e órgãos.

   

ANTIOXIDANTES

São substâncias químicas capazes de impedir a formação ou neutralizar os Radicais Livres. Os Antioxidantes estabilizam os Radicais Livres, transformando-os em moléculas inofensivas. desta forma, os Antioxidantes interceptam os Radicais Livres e protegem as células contra o dano oxidativo, que leva ao envelhecimento e às doenças. Os Antioxidantes nos protegem contra lesões, provocadas pelos Radicais Livres, à parede dos vasos, ao DNA e à pele, ajudando a diminuir o risco de doenças degenerativas do coração e do cérebro, bem como, auxiliando na prevenção do foto envelhecimento.


ALIMENTOS

Os Antioxidantes são encontrados, de uma forma geral, em frutas, verduras e legumes. Dentre eles, mamão, brócolis, laranja, cenoura, tomate, uva, salsa, morango, espinafre e repolho. E também, no curry e nas nozes. Outras fontes, chá verde e vinho, que devem ser consumidos com moderação.


Silvania C. C. Sergent
CRN3 – 20.185
Nutricionista Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvania.c.c.sergent