quinta-feira, 3 de julho de 2014

AGRIÃO

HISTÓRICO: Verdura originária do Chile, pertencente à família dos brócolis, da couve, da mostarda, do nabo e do repolho. Planta semi-aquática, é cultivada em terrenos úmidos ou em água corrente. Conhecido também como agrião-d`água, agrião-aquático e agrião do rio, tem folhas pequenas, arredondadas, de coloração verde-escuro e levemente arroxeada. Por ser uma verdura muito sensível, exige rápido consumo após sua aquisição. Normalmente, é consumido cru, na forma de salada.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL: O agrião combina cloro, fósforo e enxofre, minerais formadores de ácido, para construir paredes intestinais mais saudáveis e melhorar o metabolismo do fígado. Os aminoácidos/proteínas do agrião (2,8 mg/100 g) promovem o crescimento saudável do cabelo e ajudam a evitar a sua queda. Favorece a circulação e oxigenação do sangue, pelo elevado teor de clorofila, e como ele acelera o metabolismo da gordura em energia, contribui para perda de peso. Além de baixo valor calórico, o agrião também é rico em vitaminas A, B9, B7, B5, B1 e também uma grande quantidade de vitamina C. Em relação aos minerais, ele contém quantidades substanciais de potássio, cálcio, ferro e iodo. O iodo desempenha importante papel no funcionamento da tireoide.

EVITE O DESPERDÍCIO: Por ser uma verdura muito sensível, exige rápido consumo após sua aquisição, como disse anteriormente. E sendo assim, necessita de planejamento na hora da compra (quantidade, tempo de utilização, acondicionamento adequado). Para evitar desperdício também, utilize as partes normalmente não utilizadas como os talos. Eles possuem tanto ou mais nutrientes em relação às folhas. Os talos podem ser utilizados nas saladas ou também como tempero em preparações diversas, no arroz, em sopas, omeletes, sucos, refogados como couve, bolinhos, farofas, etc.

Silvania C. C. Sergent
Nutricionista Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent