terça-feira, 29 de julho de 2014

BERINJELA

NOME CIENTÍFICO: Solanum melongena
Legume originário da Índia. É uma hortaliça arbustiva anual muito apreciada, no mundo inteiro, da qual é consumido o fruto, uma baga longa ou semilonga (com formato ovalado) ou arredondada. A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, também existem as colorações branca, creme e rajada. A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo rijo e verde, fruto escuro, brilhante e macio, com sementes claras.


VALOR NUTRICIONAL: Possui fibras, vitamina A, Folato, Potássio, Fósforo, Cálcio e Magnésio.

NA COZINHA: Pode ser consumida assada, cozida, refogada, recheada, em conserva, patês e também frita, que não é muito saudável devido a fritura. É muito versátil e saborosa.

SUGESTÃO DE RECEITA:

PATÊ DE BERINJELA COM TALOS:
Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo, 1 xícara de chá de cebola, 3 dentes de alho, 3 xícaras de chá de berinjela picada, ½ xícara de chá de pimentão picado, 1 colher de sopa de molho de pimenta, sal à gosto, ½ xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de salsa, ½ xícara de chá de talos de agrião.
Modo de preparo: Aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente a berinjela, o pimentão, o molho de pimenta, o sal e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada, até a água secar e aparecer o fundo da panela. Retire do fogo. Acrescente a salsa e bata no liquidificador. Coloque essa mistura em um recipiente e junte os talos de agrião bem picados. Conserve em geladeira.

Silvania C. C. Sergent
CRN3 - 20.185
Nutricionista
Especialização em Nutrição Clínica
Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvaniac.c.sergent