quarta-feira, 19 de novembro de 2014

OVO

VOCÊ GOSTA DE OVO?

Parabéns! Você consome um ótimo alimento!


Saiba mais!

O ovo pode ser estudado segundo seus principais componentes.

CASCA: composta por carbonato de cálcio, possui pequenos poros para troca de gases, cobertos por uma cutícula de cera, que impede a perda de água e a entrada de microorganismos. A coloração branca ou avermelhada depende da raça e da linhagem da ave, e é errôneo atribuir maior valor nutritivo ao ovo de acordo com a cor da casca. No momento da utilização, o ovo deve ser lavado. Antes, nunca. Deve ser apenas refrigerado e dentro da geladeira, não na porta.


CLARA: composta por uma espessa mistura de proteínas e água; situada ao redor da gema, tem a finalidade de mantê-la centralizada. As proteínas constituintes da clara são: ovalbumina, conoalbumina, ovomucóide, lizozima, ovomucina, avidina, ovoglobulina e outras.

GEMA: dispersão de fosfo e lipoproteínas em uma solução de proteínas globulares. Contém carotenóides. Os lipídeos incluem gorduras simples, fosfolipídeos (lecitinas e esteróis) numa emulsão de óleo em água. Algumas lecitinas, juntamente com as lipoproteínas são responsáveis pelo efeito emulsificante da gema.

VALOR NUTRITIVO: Os ovos são fontes de proteínas, vitaminas A, D e vitaminas do complexo B. A gema é composta em média de 34% de gorduras, 16% de proteína e 50% de água. Cerca de 5% da gordura é colesterol, por isso recomenda-se o consumo de 2 a 3 ovos por semana. A clara é composta por 10% de proteína, quantidades mínimas de gordura e 90% de água. A quantidade de minerais (principalmente o ferro) presentes nos ovos depende da alimentação da ave; a cor da gema varia devido à presença de carotenóides (xantofilas).


MAS, COMO VOCÊ CONSOME ESTE OVO?

Se consome frito, não é a melhor forma de aproveitar os benefícios deste alimento, porque você estará agregando gordura saturada ao alimento.
Se consome cozido, em omeletes e em preparações culinárias, é melhor.

IMPORTANTE: Nunca consumir ovos crus ou mal cozidos e muito menos preparações culinárias que contenham ovos crus ou mal cozidos, como exemplo da maionese caseira. 
O ovo cru pode conter uma bactéria chamada Salmonela, que pode causar uma séria intoxicação alimentar. Portanto evite. 



O importante é ter como hábito consumir de 2 a 3 ovos por semana. 

Caso tenha alguma restrição, um Profissional Nutricionista, poderá lhe orientar adequadamente.

COMO VOCÊ RECONHECE SE UM OVO É VELHO OU NOVO?



Fonte: "Nutrição e Técnica Dietética" - Sonia Tucunduva Philipi - Editora Manole/2003